Foto por Debby Hudson, via Unsplash |
1. Acorde cedo: quem nunca ouviu a frase "Deus sempre ajuda quem cedo madruga?" Pois é aposto que você já deve ter ouvido, e caso não seja uma pessoa matutina talvez não vai fique muito feliz com esse item da lista. Mas acredito acordar mais cedo nos dá a sensação que o dia rende mais. Por exemplo, se você costuma acordar lá pelas 9 horas da manhã que tal acordar às 8? Essa uma hora a mais que você irá ganhar vai fazer muita diferença depois. Acordar cedo é igual a ir à academia no início é quase uma missão impossível, mas depois que você se acostuma tudo se torna automático e até agradável. É mais ou menos como explicamos na postagem sobre “Como ser uma pessoa criativa?”.
Outra dica é faça as atividades mais chatinhas pela manhã, assim o risco de você desanimar é menor, já que você está com mais disposição do que ao final do dia.
2. Trabalhe com metas: nada mais eficiente do que estabelecer pequenas metas para serem concluídas ao longo do dia. Quando fazemos isso conseguimos nos organizar melhor e ao final do dia dependendo do quanto avançamos em nossa lista temos a sensação de um dia produtivo ou muito produtivo. A dica é começar com 3 ou 5 metas razoáveis, assim aos poucos você vai criando uma rotina e não fica sobrecarregado e desapontado por não ter conseguido cumprir tudo.
3. Saiba pedir ajuda: tudo bem que nem sempre pedir ajuda é a tarefa mais fácil do mundo, ainda mais que por muito tempo nos fizeram pensar que isso poderia ser sinônimo de fraqueza ou falta de competência. Mas sejamos honestos tem momentos que simplesmente não dá e não há nada de errado em perceber que não consegue fazer tudo sem ajuda.
Saber o momento certo de pedir ajuda faz toda a diferença. Se dar conta de que não precisa fazer tudo por conta própria é libertador, nos poupa tempo e ainda é uma forma de cuidado com a nossa saúde mental.
Por exemplo, está em dúvida em como descrever uma cena? Converse com alguém sobre o assunto talvez isso clareie suas ideias. Não sabe qual a melhor forma de narrar sua história ou qualquer outro dilema sobre escrita? Você pode participar do Plantão de dúvidas do Projeto Escrita Criativa enviando suas perguntas. A rotina de casa não está te deixando com tempo para escrever? Que tal criar um cronograma e dividir as tarefas de casa ou pedir para alguém te ajudar com o almoço, cuidar dos pets ou das crianças ou qualquer outra atividade que esteja consumindo mais tempo do que o normal.
4. Tire um tempo para descansar: loucura mas distrair para depois focar, é algo que funciona na maioria das vezes. Ao longo do dia separe um tempo para descansar ou fazer algo que você ache divertido, mas lembre-se nada de extrapolar no tempo.
Que tal tirar um tempo de até 45 minutos para o descanso? Você pode fazer três turnos de 15 minutos ou tirar logo os 45. Nesse tempo você pode ver algum programa de TV, ler um livro, um episódio de uma série ou fazer algum exercício, tomar uma xícara de chá enquanto observa o céu, enfim, escolha uma atividade que te faça bem!
Essa foram 5 dicas simples que quando colocadas em práticas fazem uma diferença em nossa produtividade. Para mais dicas não deixem de conferir “8 dicas de como organizar uma rotina que lhe ajude no processo de escrita”. Agora nos contem como você organizam sua rotina de escrita? O que você acham que contribuí para ela ser mais produtiva?
0 Comments