Imagem por Tablethelpline sob licença Creative Commons |
Publicar um livro pode envolver muita burocracia e principalmente gerar dúvidas na hora de receber os seus direitos autorais ou royalties por cada exemplar vendido. Quando se trata da Amazon a informação pode ser meio confusa em relação ao recebimento dos royalties, se você não sabe o que são é só clicar aqui que a gente te explica.
Agora que você já sabe o que são os Royaltiess e quais são os bancos que recebem os pagamentos da Amazon (listados no link que deixamos mais acima). É hora de saber a razão pela qual você ainda não recebeu o tão esperado dinheirinho na sua conta!
Transferência bancária (Amazon Brasil).
Se o seu banco está presente naquela lista e você publicou na Amazon Brasil, você deveria receber o valor na sua conta. Porém, se você não cadastrou o seu código Swift/BIC, esse dinheiro nunca vai ser depositado.
Esse código é muito importante porque é justamente ele que permite a realização de transferências internacionais, por mais que a Amazon tenha se tornado muito comum no Brasil, ela continua sendo uma empresa estrangeira e por isso é muito importante não esquecer de colocar esse código.
Como eu posso conseguir ele?
2ª Opção: procurar o código na página do seu banco. Alguns bancos disponibilizam uma área ou um buscador do código Swift/BIC, nesse caso é importante ter o número da agência do seu banco para checar se as informações estão corretas.
Não se assuste se você receber R$0,1 da Amazon, ao ativar tudo direitinho a Amazon Brasil realiza transferências relacionadas com qualquer tipo de valor, ou seja, não existe um valor mínimo. Isso é porque eles realizam a transferência por TEF (transferência eletrônica de fundos).
Transferência bancária (Amazon - Internacional).
Seu banco está na lista, você colocou o código Swift/BIC, todos os dados estão corretos, mas você ainda não recebeu aqueles dólares ou euros de vendas internacionais. O que está errado?
Diferente dos bancos brasileiros, os outros bancos não realizam TEF, mas sim transferências bancárias diretamente de um país para o outro, o que inclui diferentes tipos de taxa e é por esse motivo que qualquer pagamento em moeda estrangeira, como o dólar ou euro, precisam chegar até um valor mínimo.
Na imagem abaixo você poderá ver que todas as lojas com o sinal de exclamação são as lojas que vão precisar de uma quantia mínima para realizar a transferência para você.
Cada loja vai trabalhar com um valor diferente como você pode observar nas especificações abaixo:
Então se você ainda não chegou nesse valor mínimo, a transferência não será realizada.
Pagamento por cheque.
E se eu não chego em um valor mínimo por mês?
Bom, a própria Amazon responde:
“Caso seus ganhos de royalties estejam abaixo do valor mínimo para pagamento via cheque ou transferência bancária, continuaremos contabilizando-os até que o total atinja o valor mínimo. O pagamento ocorrerá 60 dias após o fim do mês no qual seus royalties o atingirem”.
Agora, no caso de você ter seguido todos os passos:
- Registou um banco que é aceito pela Amazon com os dados corretos.
- Tem código Swift/BIC.
- Chegou no valor específico para receber tanto por transferência ou por cheque.
- Esperou 60 dias após o fim do mês no qual os royalties chegaram no valor para transferência/cheque/TEF
E ainda não recebeu nada, o ideal é que você entre em contato com a equipe de suporte da Amazon porque só eles poderão te ajudar: https://kdp.amazon.com/pt_BR/contact-us
Agora conta para a gente qual método de recebimento você escolheu!
1 Comments
Olá Ayumi! Estava procurando por uma postagem sobre isso. Estou com alguns valores "represados" de dólar e euro por não atingirem os valores mínimos. O jeito é esperar. Obrigado!
ResponderExcluir